NA CONTRAMÃO DO PENSAMENTO DE SANDRO MABEL, A MISOGINIA NA POLÍTICA PRECISA SER DEBATIDA

25 de setembro de 2024 às 12:00

Ao longo da campanha de Sandro Mabel (UB), foram lançadas declarações que podem ser encaixadas como pensamentos misóginos, mesmo que velados. A candidata a vereadora pelo PSOL, Cíntia Dias, conta que essas falas, mesmo que inofensivas, ainda representam um risco para um cenário político mais igualitário e inclusivo.

Ao dizer que uma candidata poderia ser sua possível vice-prefeita por ter um marido empresário e que errou por ter dito que queria em sua chapa uma mulher evangélica, o candidato do União Brasil comete um equívoco. “Essas atitudes, mesmo que não se note de imediato, diminuem a capacidade feminina e desqualificam toda uma luta, pois nos reduzem a apenas o papel de esposa, não ao de uma força própria no campo político”, comenta Cíntia Dias.

“Na última eleição, somente 16% das mulheres foram eleitas como vereadoras em todo território brasileiro. É um número ainda muito baixo, já que somos mais da metade da população. Precisamos tomar cuidado com qualquer comentário que reduza ainda mais a importância dessa participação”, completa a candidata pelo PSOL.

Tags: